SEL realiza a 4ª Convenção do Pró-Esporte RS

Publicação: 27/12/2023

O evento, que recebeu proponentes de projetos esportivos, teve como objetivo esclarecer o funcionamento do programa

 

A quarta edição da capacitação para proponentes em projetos a serem contemplados pelo Programa Estadual de Incentivo ao Esporte, Pró-Esporte RS, da Lei de Incentivo ao Esporte, ocorreu nesta terça-feira (05). O encontro, promovido pela Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) e ministrado pela equipe do Departamento de Fomento (DEFOM), foi destinado a pessoas físicas e jurídicas e das prefeituras municipais do RS, que participaram presencialmente e também de forma remota com a transmissão ao vivo pelo YouTube.


CLIQUE AQUI E ASSISTA À CAPACITAÇÃO


Na abertura do evento, o secretário do Esporte e Lazer em exercício, Dimas Costa, ressaltou a importância do trabalho realizado pela equipe do Fomento da SEL na análise dos projetos inscritos no Pró-Esporte RS e destacou ainda o crescimento dos números do programa. "Seguimos transformando o esporte em todo o nosso Estado. Graças ao excelente trabalho do secretário Danrlei e de toda a nossa equipe, alcançamos uma série de avanços no Pró-Esporte. Pela primeira vez na história, atingimos 100% de execução do valor destinado. O número de modalidades atendidas aumentou de 14 para 57. Os projetos inscritos cresceram de 132 para 1636 e os contemplados foram ampliados de 83 para 543", relatou Dimas.


O diretor do Departamento de Fomento da SEL, Paulo César Verardi, reforçou os números levantados por Dimas e também acrescentou a importância do envolvimento da comunidade esportiva gaúcha para que o Pró-Esporte siga crescendo: "Nosso objetivo é fazer que esse programa seja o melhor do Brasil, se já não é o melhor. Estamos com índices que nos levam ao tempo e somos modelo para outros Estados. Sintam-se, sempre, à vontade para sugestões e críticas. Vocês são parceiros e clientes da Secretaria do Esporte e Lazer", finalizou Verardi.


Durante a programação, o diretor adjunto de Fomento, Michel Pillonetto, e a coordenadora Jéssica Machado abordaram os seguintes temas: Noções básicas do Pró-Esporte, Capacitação rápida da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Capacitação sobre o passo a passo da documentação necessária para inscrição do projeto e Qualidade e mérito dos projetos.


O Pró-Esporte RS visa promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal. Todos os projetos inscritos passam pela Câmara Técnica do Pró-Esporte RS, que é um colegiado responsável pelo julgamento do mérito dos projetos esportivos regidos por seu Regimento Interno.


O programa é dividido em dois mecanismos de fomento. Pela Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que é realizada por meio de incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos. E pelo Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (FEIE) com investimentos realizados pelo Estado via editais.

A PRÓXIMA CAPACITAÇÃO ESTÁ PREVISTA PARA O DIA 04/06/2024.

Fonte: ASCOM/SEL