SEL realiza a 1ª Convenção do Pró-Esporte RS

Publicação: 14/03/2022

O evento, que recebeu proponentes de projetos esportivos, teve como objetivo esclarecer o funcionamento do programa

 

A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), por meio do Departamento de Fomento, realizou a Convenção do Pró-Esporte RS, nesta quinta-feira ( 10), à tarde, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. O evento teve como finalidade estabelecer uma interação entre os proponentes ( pessoas físicas e jurídicas e as prefeituras) com a equipe técnica do fomento e da Câmara Técnica do Pró-Esporte.


Na abertura do evento, o secretário do Esporte e Lazer, Danrlei de Deus, destacou a importância do fomento para o crescimento da prática esportiva nas quatro manifestações: educação, formação , participação e rendimento. “ O novo Pró-Esporte é mais democrático, com mais capilaridade, mais abrangência, mais qualidade e mais recursos. Antes o Pró-Esporte contemplava 14 modalidades. Com o novo formato, hoje, são contempladas 32 modalidades esportivas. O programa, em 2019, aprovou 76 projetos esportivos. Em 2020 foram aprovados 91 projetos. Em 2021 foram 186 projetos. E neste ano, a previsão é de que 530 projetos sejam inscritos. E as linhas de financiamento do Pró-Esporte RS , nos anos de 2020, 2021 e 2022, abrangem as áreas de desenvolvimento educacional, de participação e de formação de categorias de base”, informou o secretário.


Durante a programação, a equipe técnica do Dfom abordou os seguintes temas: Noções básicas do Pró-Esporte, Capacitação rápida da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), Capacitação sobre o passo a passo da documentação necessária para inscrição do projeto, Calendário de capacitação em 2022 e Qualidade e mérito dos projetos. O diretor do Departamento de Fomento da SEL, Paulo César Verardi, anunciou que, de 15 de junho a 14 de dezembro deste ano, serão ministrados cursos de capacitação para elaboração de projetos junto ao Pró-Esporte RS.


O Pró-Esporte RS, vinculado à SEL, tem como objetivo promover a aplicação de seus recursos financeiros em projetos de fomento às práticas desportivas e paradesportivas e ao desenvolvimento do esporte em suas diversas áreas de manifestação e modalidades, na forma de benefício fiscal.


O programa é dividido em dois mecanismos de fomento: a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) , que é realizada de forma indireta por meio de incentivo do ICMS às empresas patrocinadoras de projetos esportivos aprovados; e o Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Feie), realizado através de investimentos de forma direta pelo Estado por meio de editais.

Fonte: ASCOM/SEL

A convenção está disponível no YouTube: assista agora.

Abaixo segue os slides da apresentação sobre o Pró-esporte RS.

Arquivo(s) em Anexo